

Concurso para a construção do Hospital de Évora. Um dos primeiros projectos que fiz quando trabalhei no atelier "Luís Aresta" lda." em 2009, sob a coordenação da Arq. Marisa Graça.
O terreno original era uma zona de montado fantástica. A nossa proposta baseou-se no respeito pela paisagem existente, possibilitando-a, no entanto, de novas utilizações para os utentes do Hospital. Uma vez que a área de intervenção era bastante grande e o edifício Hospitalar ficou concentrado no limite Norte do terreno, optamos por trabalhar bastante as áreas adjacentes ao edifício, propondo modernas praças rasgadas por zonas verdes, diferentes extractos de vegetação e zonas modeladas. O traçado proposto era bastante heterogéneo e repetia-se através de desenhos nos pavimentos das áreas pedonais.
À medida que nos afastamos do edifício a área é cada vez menos trabalhada, mantendo exactamente a paisagem original. A única intervenção feita na zona de montado foi a introdução de percursos em saibro, mobiliário urbano e muito pontualmente compridas bancadas cor ocre, nas zonas mais elevadas para observação da paisagem.
Foi criada um lago de retenção para aproveitamento das águas das chuva para a rega das zonas adjacentes ao edifício.
O resultado final surge numa proposta consistente, moderna e bastante equilibrada. Infelizmente não ganhamos porque apesar de tudo o que conta mais nestes concursos é a Arquitectura. A proposta vencedora incorporava um edifício muito bem conseguido, em consonância com a paisagem existente, desenhado pelo Arq. Souto Moura.
A nossa proposta foi desenvolvida em conjunto com a Aidhos (Espanha) - Arquitectura; e a Fase - Engenharia.
Sem comentários:
Enviar um comentário