

Estudo prévio para o Parque da Cidade de Lamego. Proposta elaborada em colaboração com os meus colegas Arq. Victor Esteves, Arq. Sofia Pacheco e Arq. Sara Moras.
"A proposta desenvolveu-se em torno da recuperação do ecossistema ribeirinho do parque e incremento da diversidade biológica através da introdução de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas e a consolidação dos taludes por meio de técnicas de bioengenharia.
É proposta uma rede de caminhos a cotas diferentes (passadiços de madeira) o que permite uma maior interacção das pessoas com a área de intervenção e diversificar a oportunidade de percorrer o espaço em ambientes mais quentes e secos, nas zonas altas em relação à ribeira, ou mais frescos e húmidos, nas zonas junto à ribeira.
De forma a amenizar declives e proteger os solos de erosão constante incorporam-se no projecto técnicas de bioengenharia, o muro vivo de vegetação e a grade viva de vegetação. Estas alterações de terreno vão permitir o desenvolvimento de plantações e revestimentos de solo mais facilitados, a diminuição de escorrências de água e erosão do solo, melhorias de possibilidade de manutenção da área e incremento da biodiversidade pela constituição de novos habitats.
Ao nível das plantações foram seleccionadas espécies características da mata ribeirinha autóctone do tipo salgueiro, choupos, amieiro e freixo de forma a promover baixa manutenção e atribuir o carácter de espaço linear ribeirinho actualmente não existente. "
Sem comentários:
Enviar um comentário